DESTAQUESREGIONAL

Com todos os adultos vacinados, Guaramiranga será monitorada

A cidade de Guaramiranga concluiu a vacinação de primeiras doses para toda a população adulta (acima de 18 anos) no último domingo (27). O número de doses aplicadas (4.607) supera o número de pessoas adultas do município (4.002). Nessa segunda-feira (28), a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou que irá acompanhar os moradores para avaliação da resposta imune.

Foto: Fernanda Aires


“Hoje falo com orgulho da minha cidade. Somos exemplo para outros municípios e ser vacinado é motivo de emoção, porque quem mora aqui viu a dificuldade que muito cidadão passou pelas perdas que tivemos”, ressalta o estudante Aurilan Queiroz, quando um grupo de jovens de 18 anos esteve na quadra do Colégio Júlio Holanda, no Centro de Guaramiranga, para receber a vacina e finalizar a meta de 100% da população adulta.

Para a universitária Kailane Maciel, a vacinação em toda a população adulta de Guaramiranga significa uma expectativa de que tudo vai voltar ao normal com o fim da pandemia. “Estou muito emocionada, porque tivemos muitas perdas, mas vejo na vacina uma esperança”.

Acompanhamento
A Sesa definiu, por meio de critérios técnicos de avanço da vacinação e cadastro da população adulta, acompanhar a eficácia da imunização na Cidade. Com a meta alcançada, os moradores de Guaramiranga participarão de inquérito que avaliará a resposta imune e a falha vacinal, por meio de sorologia, anticorpos neutralizantes e seguimento dos casos de RT-PCR positivos.

“Com todos os adultos e até adolescentes vacinados, vamos usar Guaramiranga como ‘case’ de sucesso e realizar acompanhamento da população com o Lacen (Laboratório Central do Estado do Ceará). Agradecemos ao Município, especialmente à prefeita Roberlândia Ferreira e à secretária de Saúde, Silvana Soares, que toparam essa empreitada de ser o primeiro a vacinar todos os adultos. Quando se planeja, se preocupa e tem uma atenção primária forte, se conseguem esses resultados. Mesmo com dificuldade de acesso e de rede de telefonia, eles se esforçaram, criando postos de cadastro. Espero que sirva de exemplo para outros municípios cearenses pegarem carona nesse entusiasmo”, destaca a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

Ela também adverte ser fundamental as pessoas tomarem o reforço da vacina. “Só com a segunda dose teremos a imunização completa e uma barreira efetiva contra a covid-19. E mesmo quem já está vacinado ainda precisa manter as medidas de prevenção. Teremos que dar atenção ao município e manter os cuidados nestas férias, pois a cidade é muito querida pelos cearenses e recebe muitos turistas”.

A gestão municipal mostrou engajamento na campanha de vacinação. “Quando recebemos o convite da Sesa, eu tremi, mas de emoção. Tivemos muito trabalho, desde a gestão aos agentes comunitários, enfermeiros, vacinadores atuando em horários estendidos. Então, este é o reflexo do nosso esforço para levar saúde à população. Aqui, no município pequeno, cada perda que tivemos era como se fosse alguém da família. Por esse motivo, chegar a essa meta de 100% é motivo de orgulho. E o trabalho continua”, afirma Silvana Soares, secretária de Saúde de Guaramiranga.

O Estado

Botão Voltar ao topo