DESTAQUESNACIONAL

Vacina brasileira contra a Covid-19 pode integrar Programa Nacional de Imunizações este ano

Vacina contra a Covid-19 totalmente nacional, a Versamune é o imunizante em fase mais avançada de desenvolvimento aqui no Brasil e pode ser incluída no Plano Nacional de Imunizações (PNI) no final deste ano em critério emergencial.

A informação é do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes. Ele foi o entrevistado do programa Brasil em Pauta deste domingo (18). As informações são da Agência Brasil. 

O imunizante já está, inclusive, com a fase de testes autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o ministro, a expectativa é que a Versamune inicie a fase 3 de testes no segundo semestre. A ideia é contar com a vacina disponível para a população no ano que vem. 


De acordo com Pontes, o Brasil conta hoje com 15 estratégias de vacinas nacionais contra a Covid-19. Segundo ele, toda a pesquisa, desenvolvimento e criação de infraestrutura para a produção dessas vacinas servirá não só para que o país possa contar com uma estrutura perene para o desenvolvimento de imunizantes contra o novo coronavírus como também para desenvolver estudos em relação a outras doenças como dengue e chikungunya. 


“A gente vai poder produzir outras vacinas, ficar muito mais preparados para outras pandemias que virão. Foi todo um trabalho estratégico feito pelo ministério que vai dar um legado muito bom para o país”, afirma o ministro.

Botão Voltar ao topo