CEARÁCONCURSOSDESTAQUES

Governo do Ceará lança edital para concurso da Polícia Militar, com 2 mil vagas

O governo do Ceará lançou nesta segunda-feira,(02), o edital do novo concurso para o cargo de soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), durante live nas redes sociais. Durante o anúncio, também estiveram presentes o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e do coronel comandante geral da PMCE, Márcio Oliveira.

O concurso oferta 2 (mil) vagas destinadas a candidatos com ensino médio completo, sendo 1.360 para pessoas do sexo masculino e 240 para sexo feminino, na ampla concorrência, e 400 vagas destinadas à cota racial, respeitando à Lei Estadual n.º 17.432, que garante 20% das vagas em concursos públicos estaduais para a população negra. O cargo oferecido contará com renumeração mensal de R$ 4.192,72.


As inscrições para o certame, que terá como banca organizadora a Fundação Getúlio Vargas (FGV), iniciarão a partir das 16 horas do dia 16 de agosto e seguirão até o dia 15 de setembro. A taxa de inscrição custará R$ 120. A isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada entre os dias 16 e 18 de agosto, no momento da inscrição no endereço eletrônico da FGV, e  será destinada aos candidatos que se enquadrarem nestes critérios: servidor público, doador de sangue, alunos que estudam ou concluíram seus estudos em entidades de ensino público, alunos cujas famílias recebam renda de até dois salários-mínimos ou como pessoa hipossuficiente.


Esse é o terceiro concurso na área da Segurança Pública anunciado neste ano. Em maio, foram publicados os editais para os ingressos de novos servidores para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), certame realizado nesse domingo, 1.º, e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), tanto para convocação imediata quanto para Cadastro de Reserva (CR). Os dois mil policiais militares que serão selecionados representam um aumento de 12% do efetivo existente hoje em toda a PMCE. 

Conforme o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), Sandro Caron, haverá mudanças no curso de formação para soldado da PMCE. “Esses novos aprovados já passarão pelo novo modelo de formação, recentemente alterado aqui no Estado. Durante o curso de formação, eles já farão parte da estrutura da Polícia Militar do Ceará. Receberão os uniformes e já irão participar de estágios supervisionados, o que permite uma maior efetividade na formação, com ênfase sempre na hierarquia, na disciplina e na operacionalidade”, disse.


Etapas do concurso

O concurso da Polícia Militar contará com cinco etapas. Primeiro, uma prova objetiva, com conhecimentos básicos e específicos, de caráter classificatório e eliminatório. A segunda etapa haverá exame de saúde e a terceira etapa, avaliação Psicológica, também de caráter eliminatório. Em seguida, os candidatos contarão com um teste de aptidão física e por último, na quinta etapa, haverá uma investigação social dos candidatos.


A prova objetiva será realizada em Fortaleza e Região Metropolitana da Capital (RMF), com previsão para o dia 7 de novembro deste ano e duração de quatro horas. Os locais de prova também serão divulgados no endereço eletrônico da Fundação Getúlio Vargas. Em razão do período de pandemia da Covid-19, a data provável da aplicação das provas será confirmada com 30 dias de antecedência, através de um comunicado que deverá ser divulgado pela banca organizadora.

Ao todo, serão 80 questões, divididas em dois módulos: o primeiro de conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Raciocínio Lógico, Atualidades e História do Ceará); o segundo módulo trará conhecimentos específicos (Noções de Direito Constitucional, Direitos Humanos, Noções de Direito Penal Militar, Processo Penal Militar, Noções de Direito Penal, Noções de Criminologia e Segurança Pública).


Os candidatos aprovados nas cinco etapas passam a integrar a carreira militar e serão alunos do Curso de Formação de Soldados. A formação terá duração de sete meses e será realizada pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE). No período de aulas, o aluno-soldado receberá uma bolsa de custeio.


Edital: portal FGV


O POVO

Botão Voltar ao topo