DESTAQUESNOVA RUSSAS

Homens são beneficiados com ações de combate ao câncer de próstata em Nova Russas

A Prefeitura de Nova Russas realizou, entre os dias 22 e 27 de novembro, a programação voltada ao Novembro Azul, uma campanha de combate ao câncer de próstata. Neste período, a Secretaria de Saúde ofereceu diversos serviços com foco na saúde masculina, tanto na sede quanto na zona rural.

Durante a semana, diversos distritos receberam os atendimentos em seus postos de saúde. Já na sede, as unidades básicas de saúde ofertaram atendimento noturno para aqueles que não puderam ser atendidos de manhã. A programação encerrou no último sábado (27/11), com o atendimento de urologista na Policlínica Municipal.

“A gente aproveitou esse momento do Novembro Azul para conscientizar sobre a importância da prevenção e de ir ao médico para um atendimento mensal, trimestral ou anual” destaca a enfermeira Carla Luína, que também é coordenadora da Policlínica.

O preconceito ainda é um dos grandes fatores que levam os homens a não procurarem os exames preventivos, o que reduz as chances de diagnóstico precoce e atrasando o processo de cura. Mas além dos cuidados com os testes regulares, os cuidados devem ser redobrados com o avança da idade. “Venham pessoal, tenham vergonha não. Tem que se cuidar, não precisa ficar com vergonha de fazer o que precisa não”, afirma Gerardo Pereira da Silva, de 75 anos.

“O câncer de próstata é o segundo que mais acomete os homens. O risco desse câncer aumenta com o passar da idade, então é importante que todos procurem os postos de saúde, aqui na Policlínica tem urologista disponível aos sábados, duas vezes por mês, para identificar qualquer problema de forma precoce”, encerra a enfermeira Carla Luína.

Botão Voltar ao topo